quarta-feira, 15 de agosto de 2012

DESERTO



As imagens que você pode observar neste texto são do Atacama, no Chile, o mais alto e mais árido deserto da terra. Com temperaturas que variam de 0°C à noite e 40°C durante o dia, esta região com cerca de 1000 km de extensão recebe pouquíssima chuva e em algumas áreas deste lugar inóspito, o delicioso cheiro da terra molhada não é sentido há centenas de anos.

Pois bem, o relato acima por si só nos traz um bom prognóstico do que encontraríamos numa possível viagem a este deserto, areia, rocha e nada mais.

Engano!

Isto mesmo, engano! Seria possível encontrar algo de diferente num lugar tão pobre, seco, quente e distante? A resposta é SIM, como retratado na foto abaixo.


Opa! Mas não se anime em arrumar as malas e ir verificar de perto uma paisagem deslumbrante em pleno deserto chileno, isto poderia ser decepcionante. Pois apesar de ser um fato verídico ele é extremamente raro e depende de uma combinação de muitos fatores para que esta visão de oásis possa ser contemplada.

Para entender bem, tentarei trazer uma explicação técnica que de maneira simples pude compreender. O fato de o Atacama se localizar em altitudes elevadíssimas não permite que correntes marítimas do Oceano Pacífico cheguem ao deserto, ou seja, as nuvens úmidas e cheias d’água descarregam a chuva antes mesmo de chegar ali, por isso água naquela região é coisa raríssima.

Os fenômenos que tornam o deserto florido são quase desconhecidos, o que se sabe é que o El Niño, fenômeno climático que varre o litoral do Pacífico da América do Sul a cada 6 ou 7 anos, traz as chuvas necessárias para a germinação de bulbos e rizomas, que podem permanecer latentes durante décadas.

E isto aconteceu entre os meses de setembro a dezembro de 2011 naquele local, mais de 200 espécies de flores brancas, amarelas, azuis, vermelhas, laranjas e de muitas outras cores que não crescem em nenhum outro lugar do mundo, de repente estavam ali aos olhos dos privilegiados moradores e turistas que estavam no lugar certo na hora mais que exata. Para se ter uma ideia, fenômeno igual só havia sido registrado 22 anos atrás, em 1989.


Bem, o que me levou a transcrever a vocês todo o relato acima foi um trecho bíblico devocional que gostaria de compartilhar com quem está lendo esta primeira reflexão, uma profecia aos “aflitos e necessitados” descrita no livro de Isaías.

“Os aflitos e necessitados buscam águas, e não as há, e a sua língua se seca de sede; mas eu, o SENHOR, os ouvirei, eu, o Deus de Israel os não desampararei. Abrirei rios em lugares altos e fontes no meio dos vales; tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca em mananciais. Plantarei no deserto o cedro, e a árvore de sita, e a murta, e a oliveira; conjuntamente, porei no ermo a faia, o olmeiro e o álamo, para que todos vejam, e saibam, e considerem, e juntamente entendam que a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou”. (IS 41.17-20).

A explicação científica que ainda não está concluída sobre o evento transcrito acima é substituída por uma verdade absoluta baseada na fé,a mão do SENHOR fez isso, e o Santo de Israel o criou”.

Mas não paro por aqui, vou um pouco mais além nesta reflexão e me atrevo a dizer que deserto é um lugar bom, aliás, ótimo, sim, maravilhoso, pois no deserto, quando chegamos no lugar certo e no tempo bem oportuno, é que nos deparamos com o que Deus pode oferecer de mais belo e perfeito. Que o digam aqueles que puderam ver o milagre ocorrido no deserto chileno.

No início ele pode até parecer ingrato, e é, você verá apenas areia e pedras, nada mais. As expectativas de se observar um oásis em plena terra árida, muitas vezes não passam de miragens, decepções. Porém, ainda que passem anos, quando todas as variáveis e condições estiverem plenamente atendidas, o milagre acontece, o oásis aparece e a lembrança se eterniza.

Há quem ouse dizer “prefiro abrir mão de ver o milagre” para assim não ter de enfrentar o escaldante deserto. Mas, é inevitável, se você é criatura e ainda mais filho de Deus, o deserto foi feito pra você, a sua passagem já está comprada, talvez não para o deserto do Atacama, mas com certeza para o deserto da vida.

Mas não há com o que se preocupar, medite na palavra acima, tenha confiança, não hesite, pois o deserto passará. tornarei o deserto em tanques de águas e a terra seca em mananciais”.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário